Olá!!
Minha mamy tinha uma facilidade incrível para cozinhar, era um dom, que por acaso não tenho, mas ............. Quem sabe um dia chego não lá, mas bem perto?
Aqui segue a receita da pizza de sardinha que ela fazia e que ninguém resistia, nem mesmo quem não gostava de sardinha. E olha que comigo aconteceu o mesmo, uma vez fiz e levei para a casa de uns amigos uma de sardinha e uma portuguesa... Algumas pessoas torceram o nariz para a "pobre coitada" de sardinha, mas não é que não sobrou nadica de nada? Todos, todos caíram dentro rsrsrs.
Receita de massa de pizza.
3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (de café) rasa de sal; 1 pacotinho de fermento biológico seco para pães e pizzas; 1 ovo; 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina; 1 fio de óleo; ½ xícara de leite (esse vai por último).
Recheio:
3 latas de sardinhas amassadas ou 1 lata de atum amassado com garfo
Molho de tomate
Orégano
Alecrim salpicado (segredo da D. Darly)
½ colher de sopa de queijo parmesão ralado salpicado depois de montado o recheio na pizza (segredo da D. Darly)
Como fazer:
Num recipiente peneirar a farinha de trigo (com essa receita vocês podem ver que deu pra fazer 1 pizza de 8 pedaços e ainda sobrou massa para fazer uma média. A massa ficou fina e bem crocante, mas se quiser uma massa mais fofa pode usar toda num tabuleiro só. Forma redonda ou tabuleiro retangular grande). Colocar o fermento e o sal e misturar bem. Acrescentar o ovo, a manteiga e o fio de óleo. Tem que colocar a mão na massa mesmo, pois senão o resultado não fica bom. Amassar bem com as mãos e no final ir acrescentando o leite aos poucos, até a massa soltar das mãos. Ir amassando a massa com movimento de dobrar e amassar, dobrar e amassar, dobrar e amassar. Fazer o formato de uma bola com a massa e deixar descansar na bacia coberta por um pano de prato, por pelo menos 2 horas. Ela vai crescer bem. Depois desse período, na forma que for assar, colocar no meio dela um pouquinho de óleo (uma colher de chá) e esticar a massa em cima. Começar pelo meio e ir amassando até chegar às bordas. Depois de esticada, furar bem a massa com um garfo, para que não estufe. Com o auxílio de uma colher de sopa, espalhar o molho de tomate por toda a massa, depois colocar colheradas do recheio (sardinha ou atum), no meio e nas bordas e depois espalhar com o auxílio da colher. Salpicar orégano (o alecrim é opcional) e o queijo ralado que é o X da questão, o segredo da receita (se quiser um sabor mais apurado é só aumentar a quantidade de queijo ralado). Pode usar outros recheios, muzzarela, portuguesa, cebola. Eu deixo por uns 20 minutos em forno médio alto, mas depende de cada forno. A massa se solta nas bordas, é só ir controlando. Como dica eu retiro do forno e espeto a borda com o garfo, se estiver crocante está bom. Boa sorte e belo apetite!!
Essa das fotos é de atum.
Essa eu fiz com a sobra da massa que eu deixei na geladeira por 3 dias, coberta com filme plástico: